"A cor é um fenômeno fascinante. Sua presença exerce incontestável atração sobre nós, despertando sensações, interesse e deslumbramento.

Todos aqueles que trabalham com imagem, criação de cenários e comunicação visual sabem disso. A cor representa uma ferramenta poderosa para a transmissão de idéias, atmosferas e emoções, e pode captar a atenção do público de forma forte e direta, sutil ou progressiva, seja no projeto arquitetônico, industrial (design), gráfico, virtual (digital), cenográfico, fotográfico ou cinematográfico, seja nas artes plásticas." (BARROS:2006)


A preciosidade do azul

A produção de pigmentos artificias de azul tem sido um desafio constante na história da humanidade: pela dificuldade de encontrá-lo, o azul em momentos diversos considerado uma cor destinada a temas nobres. Vermelho, preto e branco dominaram quase todas as representações artísticas até o início da Idade Média devido a facilidade com que as tintas podiam ser fabricadas, em comparação com o dificuldade de obter o pigmento azul.
É certo, no entanto, que os egípcios conheciam o pigmento dessa cor a mais de 5 mil anos, mas ele era misturado ao pigmento de uma predra semipreciosa, o lápis-lazúli. Foi a dificuldade para chegar ao tom que fez com que os romanos durante a Antiguidade o associassem aos bárbaros, até ter os olhos azuis era sinômio de barbárie.





No começo da idade média, o vermelho era a cor da nobreza, enquanto o azul era dos servos. Ostecidos eram tingidos com o pigmento azul extraído de uma planta chamada Isatis, ou pastel-de-tintureiro. Para conseguir a tinta, era necessário deixar a planta fermentando em urina humana. Com o tempo perceberam que o álcool acelerava o processo.
No século VI, a técnica para obtenção do pigmento chamado azul-ultramar, feita com o lápis-lazúli, ganhou a Europa. A pedra no entanto, chegou a custar mais que o ouro. A descoberto do caminho marítmo para as Índias, no fim do século XV, levou para a Europa o pigmento conhecido como índigo indiano, obtido com uma planta oriental. A utilização foi proibida, uma tentativa de preservar o tom produzido na região com a ísatis.
O pigmento azul-da-prússia foi descoberto na Alemanha, numa experiência sobre oxidação do ferro em 1704. Custava um décimo do preço da tinta feita a patir do lápis-lazúli e fez sucesso entre os pintores da época.
Fonte: Wikipédia


"A cor é um processo contínuo de transformação." Paul Klee
"A cor é o canal para a expressão de uma realidade interior, através da evocação das emoções, traduzindo-se numa linguagem universal que relaciona movimentos, temperatura e sons musicais." Wassily Kandinsky


Curiosidades

Escavações Stoneheng
Arqueologia: pedras azuis podem guardar um dos mistérios de Stoneheng

As pedras azuis, localizadas dentro dos pilares maiores, são um dos pontos fortes das escavações.
Os investigadores acrediotam que essas pedras guardam uma das características atribuídas a Stonehenge: ser um local de cura milagrosa.
As escavações vão tentar descobrir o quanto é que o círculo de Stonehenge, constituído pelas pedras azuis, foi edificado. Outros estudos realizados na década de 1990 concluíram que o círculo foi feito por volta de 2500 antes de Cristo (a.C.), mas não foi possível chegar a uma data mais exacta.

O projecto é apoido pela "English Heritage", instituição pública que promove a história do país, e vai ser acompanhado, com cobertura multimédia, pela BBC.







Mais...

- Há diversos organismos que se caracterizam pela tonalidade azul, por exemplo: a ararinha-azul, a gralha-azul ou a garrafa-azul.
- A baleia-azul é o maior mamífero existente na atualidade, mas não é proprieamente desta cor.
- No reino das plantas há inúmeros exemplos da cor azul. O mirtilo é uma baga desta cor.
- O azul é a cor característica do Boi Caprichoso, um dos bois da tradicional festa do boi, em Parintins, AM.
- O sangue azul é uma qualidade aparentemente reservada a aristocratas.
- O azul é associado, na política, ao Conservadorismo e ao Liberalismo.
- Picasso ficou famoso pelas obras da sua chamada fase azul.
- Blue Moon (lua azul) é o nome dado à segunda lua cheia em um único mês, fenômedo pouco frequente.

O azul deixa você mais feliz!

Pesquisadores expuseram um grupo de voluntários a uma variedade de cores e luzes.
Eles descobriram que o azul e o verde fizeram com que os homens se sentissem mais felizes, enquando o azul o lilás e o laranja fizeram o mesmo com as mulheres.
Azul e o vermelho aumentaram o nível de confiança entre os homens, entre as mulheres se destacaram o azul e o lilás.
O estudo que foi realizado pelo grupo de pesquisadores científico da The Mind Lab para engenheiro químicos da Universidade de Boots, no Reino Unido, constatou que a esposição a cores claras trouxe benefícios em geral.
Vonluntários expostos as cores completaram testes mentais com até 25% maior velocidade. O tempo de reação foi até 12% maior, a cordenação de olhos e mãos, juntamente com a habilidade de lembrar de uma lista de palavras também melhorou.

Fonte: http://hypescience.com/cor-azul-deixa-voce-mais-feliz/


A cor azul

Aspectos favoráveis: o azul assinala a entrada nos domínios mais profundos do espírito e uma das suas qualidades mais sutis é a aspiração. Essa cor faz parte do espectro frio e, por sua quietude e confiança, promove a devoção e a fé. O azul é uma cor popular associada ao dever, à beleza e à habilidade. A serenidade dessa coe traz consigo paz, confiança e sentimentos curativos agradavelmente relaxantes. Sua fluidez e força serena são traços atraentes, que provocam admiração por parte das outras pessoas. Aspectos desfavoráveis: a natureza da cor azul é procurar e buscar sem cessar. Os aspectos comuns da vibração negativa dessa cor são dúvida e descrença, assim como a falta de habilidade. Essa cor é fantasiosa e estimula os devaneios, a tendência ao desleixo, a fatuidade e a desconfiança. Partindo do cansaço, da indolência e da apatia, o azul pode levar a um estado de melancolia, atraindo por fim uma sensação generalizada de inércia. Efeitos físicos do azul: a cor azul produz um efeito relaxante e tranqüilizador.

Essa cor múltipla nos fascina desde os nossos ancestrais mais primitivos. Nas antigas tradições, é associada ao céu e à água, símbolos de elevação espiritual e das emoções refinadas. O azul, em várias tradições religiosas, está intimamente relacionado a várias qualidades espirituais: calma, pureza, sabedoria, ternura, castidade e proteção - o manto da Virgem Maria, por exemplo, é azul-celeste.

Os muçulmanos também amam preencher os arabescos que decoram suas mesquitas com os mais variados tons de azul. O famoso azul-turquesa, uma mistura de azul com verde, se refere exatamente aos tons de azul encontrados nos templos muçulmanos da Turquia. O simbolismo da pedra turquesa, representando o céu, e do coral, associado ao sangue da mãe Terra, foi escolhido igualmente pelos índios navajos, nos Estados Unidos, e pelos povos do Tibete. O azul-royal era usado nas cortes como sinal de autoridade e poder - mantos reais em tons profundos de azul recebiam acabamentos de pele de arminho e jóias. Ele era o tom preferido dos reis franceses. Até hoje é uma boa cor para impressionar numa reunião de negócios. "Ela transmite confiabilidade e poder", assegura Marizete Pavão, consultora gaúcha de Feng Shui.

A nobreza e a valentia dos soldados da cavalaria da Prússia, região que fazia parte da antiga Alemanha, também eram identificadas pelo tom de azul muito particular de seus escudos e bandeiras. Essa tonalidade é conhecida até hoje pelos pintores como azul-da-prússia.

Talvez o físico Robert Gerard, médico e professor da Universidade da Califórnia, explique por que somos tão apaixonados por essa cor. Segundo ele, ao olhar para o azul, o nosso cérebro é capaz de secretar onze neurotransmissores, que acalmam imediatamente corpo e mente. Ele garante que o azul produz nas pessoas um aumento da sensação de bem-estar, do relaxamento e dos pensamentos agradáveis. Outros tons de azul aumentam ainda mais essa sensação. "A luz no tom índigo, por exemplo, é um potente analgésico. Ela também ajuda a equilibrar distúrbios mentais e a trazer à tona antigos medos, que o tom rosa vai auxiliar a liberar", conclui o cromoterapeuta paranaense Michel Smeja.


Fontes:

http://www.maltanet.com.br/portal/pesquisa/01_teoria_das_cores.htm

http://bonsfluidos.abril.com.br/edicoes/0029/cores/a.shtml


Pedras

Ágata-Azul


A Ágata-Azul é especialmente apropriada nos casos de ferimentos por queimadura e feridas na pela. Mediante a colocação da pedra sob o local da dor, ativa o processo de cura. Também nos caso de picadas de insetos, abelhas e vespas, a Águata-Azul tem se mostrado de um poder de cura muito forte. Usada como cordão para o pescoço a Ágata-Azul ajuda a aliviar as dores nas costas.




Topázio-Azul





Aumenta a capacidade telepática, felicidade, bom humor.

Segundo os gregos reuniram-se no Topázio-Azul os deuses do céu e da terra, onde deliberavam sobre a exclusão do males para fazer com que o céu e todos os mares aparecessem transparentemente azuis. Em caso de trovoada o Topázio-Azul ficava eletrizado e com sua força unia o céu e a terra.




Turquesa




Claresa na comunicação. Expressão emocional equilibrada.
Usada na meditação ajuda na intuição.
Suas qualidades são de proporcionar uma sensação saudável ao organismo e transmitir sensação de bem-estar e alegria.




Quartzo azul



Equilíbrio físico e mental. Transmite energias positivas, gera inspiração e energia.

Propriedades terapêuticas

O azul é capaz de causar efeitos impactantes ou tranqüilizantes.
Possui grande poder de atração; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio
O azul costuma estar associado à frieza, depressão, monotonia. E por isso mesmo, também à paz, à ordem, à harmonia.






Marcas e logotipos




Porque o azul?

A cor azul significa tranquilidade e está associada a parte mais intelectual da mente.
O azul marinho por exemplo, nos faz sentir calmos e descontraídos. O azul claro e o azul celeste representam proteção. O azul escuro age como um sedativo sobre a mente permitindo-nos conectar com nosso lado mais intuitivo.
O azul ajuda a controlar a mente, a ter clareza de idéias e a ser criativo.